domingo, 10 de abril de 2016

Organização e planeamento de refeições saudáveis



Este post pretende demonstrar a importância que o planeamento e organização de refeições no contexto de uma alimentação saudável e económica.
A semana passada a minha rotina mudou, sair de casa as 7 e 30h voltar as 21h, tempo para preparar refeições e motivação? Zeroooo
Os dias passados na capital poderiam ter resultado de refeições desequilibradas, fora da dieta e pouco em conta em termos económicos, mas uma pessoa precisa de se alimentar.
Quando prevê que vai ter uma semana muito preenchida e não vai ter tempo para cozinhar sabe o que fazer?

SOLUÇÕES:

* Planear uma ementa semanal
* Levar a marmita
* Fazer uma boa panela de sopa
* Preparar vegetais crus variados prontos a consumir
* Cozinhar outros legumes
* Ter várias fontes de proteína e hidratos de carbono (peixe, carne, tofu, soja, arroz, massa, pão...)
* Organizar os lanches necessários em caixinhas individuais (fruta, frutos secos, gelatina 0%, barras de cereais, iogurte, queijo quarck...)
* Ter sempre uma garrafa de água de 1,5l à mão

Resultado:

Poupei imenso em refeições pois levei sempre a marmita (mini quiches, crepe de chia com salmão e legumes, crepe de chia com frango e legumes, palitos de vegetais)
Fiz as minhas refeições saudáveis em qualquer local sem complicações e sem deslizes
Não tive qualquer trabalho durante toda a semana (a nao ser colocar os alimentos nas caixinhas ahahah)

Estas foram algumas das minhas opções:




Gelatina de Morango 0% açúcar com sementes
de  girassol e linhaça












Gelatina de tutti fruti com queijo quarck e sementes de girassol e linhaça












Crepe integral de chia com alface, tomate, couve rouxa e salmão grelhado











Mini quiches de atum e vegetais
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Nutricionista 2963N. Licenciada em Dietética pela Esslei. Realizou investigação em dieta vegetariana. Interesse por receitas saudáveis e originais

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