Tofu à portuguesa em cama de repolho


As refeições vegetarianas estão cada vez mais na moda, mas não é só moda, são mesmo boas opções desde que confecionadas devidamente. Para além de saudáveis são económicas e possuem um menor impacto ambiental. Um conselho é que troquem 1 a 2 refeições com peixe ou carne por semana por refeições vegetarianas.
A minha desta semana foi tofu à portuguesa em cama de repolho, ficou deliciosa *.*

Ingredientes:

*300g de tofu
*1 a 2 colheres de sopa de pimentão da horta
*50 ml de vinho branco
* 1 repolho médio
*1 cebola média
* 1 cabeça de alhos
*Picles de legumes a gosto
* Azeitonas (opcional)
*Salsa
*Azeite
* Piri-piri
*Sal q.b.


Modo de confeção:

Para o tofu
Cortar o tofu aos cubos e temperar com pimentão, vinho branco, 1/2 cabeça de alhos e deixar repousar durante 20 minutos. Colocar na máquina de fritar batatas saudáveis,  a minha é a Actifry da tefal , adicionando apenas uma colher de sobremesa de azeite (tempo de confeção aproximado de 25 minutos). Quem não tiver a máquina pode saltear o tofu numa frigideira antiaderente com um pouco de azeite. Depois de confecionado o tofu partem-se os picles finamente e adiciona-se juntamente com a salsa e as azeitonas.

Para a cama de repolho
Partem-se a cebola e o alho finamente e coloca-se numa panela com um pouco de azeite e sal deixando alourar. De seguida corta-se às tiras fininhas o repolho lavando-o bem, Adiciona-se o repolho ao refogado e deixa-se ficar durante alguns minutos em lume baixo a médio. Não se adiciona água ao repolho, este cozinha na própria água, retendo uma maior quantidade de nutrientes e sabor. Vai-se mexendo até adquirir a textura desejada. Se por ventura começar a agarrar a panela junte um pouco de água.

Emprate o repolho formando um "cama" onde se "deita" o tofu e bom apetite.

Rendimento: 4 porções

Comentários

Mensagens populares