domingo, 1 de janeiro de 2017

Entrevista para o clube fitness

O ano terminou em grande para o meu blog, só coisas boas. Mais de 43 mil visualizações, 1 dos melhores blogues nacionais de receitas saudáveis a nivel nacional e em pouco mais de 1 ano com imensos percalços pelo meio e para terminar em grande uma entrevista para o clube fitness.
Desejo a todos umas boas entradas neste novo ano e que seja melhor do que 2016.

À Conversa com Liliana Silvestre // Dieta sim, todos os dias

 

Liliana é nutricionista e licenciada em Dietética. Desde a infância que luta contra o excesso de peso mas teve a sorte de encontrar o mundo da nutrição no seu caminho. Hoje, é adepta de uma alimenção equilibrada, sendo o seu principal objetivo desmistificar que o saudável não tem sabor. O Clube Fitness esteve à conversa com a autora do blog Dieta sim, todos os dias.

É apaixonada por cozinha e adora preparar sobremesas, principalmente as que incluem chocolate. Liliana começou a escrever o blog Dieta sim, todos os dias quando começou a fazer experiências culinárias e a testar receitas equilibradas e saborosas. Quer provar aos seus seguidores que a palavra ‘Dieta’ não tem de ser uma coisa negativa e restritiva mas sim balanceada.
 

À Conversa com Dieta sim, todos os dias

Comecemos pelo princípio… Quem é a Liliana Silvestre? Conta-nos um pouco a tua história.
Liliana Silvestre é uma como tantas outras mulheres que desde a infância luta contra o excesso de peso e que teve a sorte de encontrar o mundo da nutrição no seu caminho. Desde que me lembro que o peso era uma constante preocupação, derivado a problemas de saúde e alguns excesso confesso (as crianças são gulosas)
 
És licenciada em Dietética. O que motivou esta escolha?
Acho que foi o destino… Eu ambicionava o mundo da música desde os meus 14 anos. E aos 18 resolvi ir para a área da saúde, a dietética não era de todo a minha primeira opção, mas acabou por ser onde fui colocada e onde aprendi a gostar da nutrição e da profissão de nutricionista que é hoje em dia minha.


 
Quando começou o gosto e a paixão por estilos de vida mais saudáveis?
Em criança achava que comer saudável é uma chatice, mas à medida que vamos crescendo vamos aprendendo novos conceitos e foi essencialmente quando entrei para a universidade e comecei a cozinhar as minhas próprias refeições que esta paixão despoletou.
 
O que motivou a criação do “Dieta sim, todos os dias”
Quando comecei a fazer “experiencias culinárias” e a testar receitas equilibradas e saborosas entendi que as deveria partilhar, quero desmistificar que o saudável não tem sabor. Dieta não tem de ser uma palavra má e negativa, a minha dieta é aquilo que eu ingiro durante o meu dia e não necessita de ser restritiva mas sim balanceada.
 


No blog “Dieta sim, todos os dias”, podemos encontrar receitas e dicas saudáveis. O que é afinal ter uma alimentação equilibrada e saudável?
Alimentação equilibrada e saudável pressupõe que haja um equilíbrio no consumo dos diferentes grupos alimentares, ou seja, todos os grupos alimentares devem ser ingeridos mas nas porções adequadas e para isso temos um bom instrumento de referência que é a Roda dos Alimentos.
 
És apaixonada por cozinha. O que mais gostas de cozinhar? Porquê?
Adoro cozinhar!!! Por vezes passo dias na cozinha a testar novos produtos e receitas. Gosto imenso de cozinhar sobremesas, mas adaptadas ao meu estilo de vida. Fico muito satisfeita quando consigo transformar uma receita tradicional repleta de açúcares e gorduras em algo com alimentos naturais e sem adição de produtos processados e nutricionalmente desinteressantes.

Qual é a tua receita preferida?
Um dos meus alimentos preferidos é o chocolate, por isso tinha de ser algo com chocolate. O meu bolo de chocolate cuja receita está disponível no blog é uma das minhas preferidas.



Podes dar-nos algumas sugestões de refeições pré-treino e pós-treino?
Quando treinamos existem dois macronutrientes que devem estar presentes nas refeições pré e pós treino que são os hidratos de carbono e a proteína. Como pré treino podemos optar por uma banana com um iogurte, umas papas de aveia, batido de frutos vermelhos e até uma barra de cereais caseira (sem adição de açúcar e com base de bons cereais). No pós treino a proteína possui um papel fundamental sendo que se pode optar por snack de ovo cozido com palitos de cenoura, batido de proteína de boa qualidade, ovo mexido sem adição de gordura ou um iogurte com 1 a 2 colheres de sopa de flocos de aveia.
 
Para além de todos os cuidados com a alimentação, praticas exercício físico com regularidade? Quais as tuas modalidades favoritas?
Não sou apaixonada pelo exercício, mas considero algo fundamental por isso recorro ao ginásio 3 a 4 vezes por semana. O que me proporciona uma maior sensação de bem-estar no exercício físico é a musculação.
 
Na tua opinião, quantas vezes por semana uma pessoa deve fazer exercício físico para manter a forma?
Entre 3 a 4 vezes por semana. A duração e o tipo de exercício irá depender dos objetivos que pretende.
 
O que dirias a alguém que quer perder peso e transformar o estilo de vida?
O primeiro passo é a decisão, nós decidimos o nosso rumo e como tal decidimos em que direção iremos caminhar. É necessário não alguma mas muita paciência, pois o nosso corpo não é uma máquina e nem sempre responde da maneira que nós desejamos. O importante é estabelecer pequenos objetivos, estar motivado, aliar a alimentação saudável ao exercício físico e nunca desistir. Por último, procurar um nutricionista pois só este profissional consegue delinear um plano específico para cada pessoa segundo as suas necessidades.


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Nutricionista 2963N. Licenciada em Dietética pela Esslei. Realizou investigação em dieta vegetariana. Interesse por receitas saudáveis e originais

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