quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Creme de avelãs e cacau magro



SIMMMMM é uma receita "Nutella fake"!! Deu me imenso prazer preparar esta receita, já tinha tenta imensas vezes mas nunca tinha conseguido até ao fim de semana passado.
Ora bem segui as instruções do livro "Natural- O grande livro da cozinha vegetariana" de Joana Alves, que o meu querido namorado me ofereceu no Natal (eu adoreeiii *.*). Fiz algumas alterações e ainda irei fazer mais até conseguir que fica 99% perfeita, neste momento ficou 90% o que já não é nada mau por isso vou partilhar a receita convosco.

Ingredientes:

*1 pacote de avelãs (125g)
*2 colheres de sopa rasas de geleia de arroz
*2 colheres de sopa rasas de cacau magro
*2 colheres de sopa rasas de leite/bebida vegetal
*1 colher de sobremesa de óleo vegetal/óleo de côco

Modo de confeção:

Primeiro que tudo há que colocar as avelãs num tabuleiro e levar a tostas no forno por uns 10 a 15 minutos, de seguida retira-se do forno e coloca-se as avelãs num pano turco e fricciona-se de modo a soltar a pele da avelã.
Depois da pele retirada coloca-se as avelãs num processador de alimentos e trituram-se as avelãs, aqui sim começa o desafio, os primeiros segundos é fácil, mas depois a avelã começa a formar uma pasta pouco homogénea e é necessário mexer com uma colher e voltar a triturar e efetuar este processo muitas e muitas vezes até que a avelã liberte o seu óleo e ganhe aspeto de manteiga. As palavras de sucesso desta receita são as proferidas pela Joana Alves "não desistam" eu só pensava nisto, achava que não ia resultar mas quando me apercebi já tinha a manteiga de avelã feita.
O mais dificil já está, em seguida basta adicionar o resto dos ingredientes (ainda no processador) e triturar tudo muito bem.

Rendimento: 15 porções de 10g

Informação nutricional por porção



O que é que este creme tem de diferente da famosa nutella? Muita coisa, primeiro não possui açúcar refinado que é o principal constituinte da nutella, a grande quantidade de óleo de palma foi substituido por um pequena colher de sobremesa de óleo vegetal/côco. As avelãs na receita que vos apresento são o ingrediente rei, este sim possui boas gorduras, proteínas vegetais e fibra.
Eu já me rendi a esta receita, os aspetos que têm de ser melhorados são a textura (ficou um pouco rija, para barrar ainda é dificil) e intensificar o sabor do cacau, contudo espero que gostem =D

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Nutricionista 2963N. Licenciada em Dietética pela Esslei. Realizou investigação em dieta vegetariana. Interesse por receitas saudáveis e originais

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